Indústria 4.0

Robôs Autônomos

Com a ascensão da Indústria 4.0 e todos os benefícios que tornam os processos mais eficientes, os robôs autônomos ganharam destaque e apresentaram ao mercado uma nova maneira de realizar as tarefas básicas e essenciais. Essa categoria de robôs autônomos é capaz de realizar atividades e cumprir objetivos sem a necessidade de intervenção humana, o que faz com que eles conquistem bastante a atenção do mercado de IoT.

Os robôs autônomos trazem para a vida real diversas características de robôs que já vimos em diversos filmes, como Transformers e Star Wars, por exemplo. No entanto, fora do cenário cinematográfico, eles são estruturados de acordo com a autonomia necessária para que sejam capazes de captar dados do ambiente em que estão inseridos, realizem sua auto-manutenção de sistema e substituam o trabalho humano em situações de risco.

Como funcionam os robôs autônomos?

Os robôs autônomos funcionam com base em três premissas básicas: percepção, decisão e atuação.

Percepção

As funções de percepção são como os sentidos humanos. Para os robôs, isso acontece por meio de seus sensores, scanners e câmeras, por exemplo. Além de sua conexão com a Internet, que oferece uma “experiência” gigantesca ao dispositivo.

Decisão

No caso das funções de decisão, é como se fossem as funções do “cérebro” do robô, que realiza escolhas e ações instantâneas. Nesse caso, o computador é a principal ferramenta que permite ações reflexivas e calculadas. Um robô autônomo é capaz de trabalhar com maior velocidade e autoridade de acordo com as informações recebidas por seu sistema.

Atuação

Na atuação, as funções são realizadas por meio de motores – que são como os músculos humanos. Neste caso, as rodas, atuadores lineares ou arietes hidráulicos são capazes de exercer atividades que exigem mobilidade e perspicácia. Essa característica é muito importante para que as tarefas sejam realizadas de maneira correta e rápida.

Quais os benefícios da utilização de robôs autônomos?

O uso de robôs autônomos tem aumentado consideravelmente nas mais diversas áreas e atividades. Dentre os principais benefícios que seu uso proporciona, estão:

  • a segurança na realização de atividades, como na limpeza de esgotos e usinas nucleares;
  • o maior nível de produtividade, visto que podem realizar atividades sem interrupção;
  • a redução da taxa de erros, que acaba gerando uma redução dos custos operacionais; e
  • o aumento do foco dos profissionais em atividades essenciais, já que os robôs podem realizar funções mais básicas.

Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/negocios/industria-40/robos-autonomos/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. Robôs Autônomos. Doutor IoT, São Paulo, 24 de nov. de 2021. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/negocios/industria-40/robos-autonomos/>. Acesso em: 24 de nov. de 2021.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.