Indústria 4.0

Integração de Sistemas

A integração entre os processos e setores é um dos principais conceitos da Indústria 4.0. Essa característica é o que torna a troca de informações mais rápida e eficiente, resultando em uma maior velocidade na tomada de decisões, produtividade e recursos, por exemplo.

O que é integração horizontal de sistemas?

A integração horizontal faz referência à digitalização em toda a cadeia de valor. Ou seja, à necessidade de troca de dados e de sistemas de informação conectados entre os envolvidos na cadeia. Quando se trata de integração horizontal, a Indústria 4.0 prevê sistemas ciberfísicos conectados aos sistemas corporativos, introduzindo altos níveis de automação, flexibilidade e eficiência operacional nos processos de produção.

A integração horizontal pode ocorrer em vários níveis:

  • No chão de fábrica: ao conectar máquinas e unidades de produção, passamos a digitalizar as propriedades desses itens de forma bem definida dentro da rede de produção. Esses objetos comunicam constantemente seu desempenho e, juntos, passam a operar de forma autônoma e dinâmica. O objetivo final é que as linhas de produção inteligentes sejam capazes de produzir lotes unitários com economia, bem como reduzir o tempo de inatividade por meio da manutenção preventiva.
  • Em diferentes linhas de produção: Se uma empresa tiver linhas de produção distribuídas, a Indústria 4.0 promoverá a integração horizontal entre os Sistemas de Execução de Manufatura (MES) a nível de fábrica. Nesse cenário, os dados da produção (níveis de estoque, atrasos inesperados e assim por diante) são compartilhados de forma transparente por toda a empresa e, quando possível, as tarefas de produção são deslocadas automaticamente entre as instalações para responder de forma rápida e eficiente às variáveis ​​de produção.
  • Em toda a cadeia de suprimentos: A Indústria 4.0 propõe transparência de dados e altos níveis de colaboração automatizada ao longo de toda a cadeia de suprimentos e logística que abastece os próprios processos de produção, bem como a cadeia que leva os produtos acabados para o mercado. Fornecedores terceirizados e prestadores de serviços devem ser incorporados de forma segura, mas firmemente, aos sistemas de controle de produção e logística da empresa.

Quais os impactos da integração de sistemas na cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos 4.0, cada vez mais, se estabelece como um modelo de gestão totalmente alinhado com as necessidades e características do mercado atual. Esse modelo está fortemente conectado com a ciência de dados, além da forte tendência de interoperabilidade entre os agentes que a compõem, apoiando-se em sistemas de gestão, softwares, Machine Learning, Inteligência Artificial, IoT, entre outros.

Entre seus principais benefícios, estão:

  • Redução de custos
  • Otimização de espaço
  • Análise aprofundada de dados
  • Maior satisfação dos clientes

O que é integração vertical de sistemas?

A integração vertical na Indústria 4.0 visa unir todas as camadas lógicas dentro da organização, desde o chão de fábrica até o P&D, a garantia de qualidade, o gerenciamento de produto, a TI, vendas, marketing e assim por diante. Os dados transitam de forma livre e transparente entre essas camadas para que as decisões estratégicas e táticas possam ser orientadas por dados. A indústria integrada verticalmente ganha uma vantagem competitiva crucial ao ser capaz de responder de forma apropriada e com agilidade aos sinais de mudança de mercado e às novas oportunidades.


Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/negocios/industria-40/integracao-de-sistemas/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. Integração de Sistemas. Doutor IoT, São Paulo, 9 de jun. de 2021. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/negocios/industria-40/integracao-de-sistemas/>. Acesso em: 9 de jun. de 2021.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.