Indústria 4.0

Quais são os benefícios da Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 chegou ao mercado trazendo diversos benefícios. As empresas que buscam inovação já reconhecem como o investimento em novas tecnologias pode melhorar os processos de negócios e a lucratividade. Dentre os benefícios registrados, estão: o aumento da produtividade, as melhores condições de trabalho, a customização de produtos e a agilidade no processo de produção.

Aumento de Produtividade

Quando falamos no aumento de produtividade, nos deparamos com o processo de automação e otimização dos processos. Isso porque, por meio dessas características, é possível aumentar a velocidade de produção, evitar erros e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

Além disso, as eficiências de processo específicas incluem:

  • Redução nas interrupções durante a produção
  • Otimização de ativos para a redução de custos
  • Diminuição do tempo de lançamento no mercado
  • Linha de produção aprimorada

Um bom exemplo disso são os equipamentos eletrônicos. Quando um computador quebra, ele precisa ser consertado. Isso demanda tempo, dinheiro e movimentação das equipes, principalmente no setor de tecnologia da informação. Como resultado, a produção é afetada e o trabalho fica lento, custando dinheiro e frustrações ao cliente.

No entanto, se as máquinas estiverem conectadas e supervisionadas por IoT, os problemas podem ser monitorados e previstos. Tudo é controlado em tempo real e de maneira proativa. Com algoritmos de Inteligência Artificial, é possível realizar uma manutenção do sistema mais preditiva e avançada.

Melhores condições de trabalho

Outro benefício da Indústria 4.0 são as melhorias nas condições de trabalho. Essa característica permite que os funcionários se ocupem apenas com os processos menos estressantes e essenciais. Dessa maneira, eles têm a possibilidade de desenvolver melhor suas habilidades em processos realmente relevantes para seus resultados.

São diversos os equipamentos digitais que auxiliam na segurança dos funcionários. Dentre eles, drones, robôs, wearables, sensores de proximidade e equipamentos de proteção inteligentes (PPE). Alguns destes equipamentos podem, ainda, lidar com trabalhos de alto risco substituindo totalmente humanos. Além disso, os wearables podem ajudar os funcionários humanos a realizarem tarefas manuais, como levantar objetos pesados.

Customização

Um dos grandes benefícios da Indústria 4.0 está totalmente ligado com o perfil dos novos consumidores: a customização. O comportamento e as preferências dos consumidores mudaram e, ao mesmo tempo, o digital transformou a maneira como as pessoas trabalham, compram, se relacionam e vivem. Os clientes estão mais exigentes, por isso é necessário saber atender suas demandas de maneira personalizada.

Um bom exemplo são os tênis: inicialmente oferecer apenas algumas cores era o suficiente. Hoje, além de conforto e funcionalidade, é necessário oferecer vários modelos, combinações de cores e até mesmo personalizações específicas. Além de obter exatamente o que desejam, a personalização permite que as pessoas interajam diretamente com a empresa. Ela pode ser a chave para promover uma melhor experiência do cliente.

Agilidade

Flexibilidade, escalabilidade e agilidade são benefícios que se destacam na Indústria 4.0. Com a ascensão de novas tecnologias, a indústria passou a oferecer as mesmas metodologias já aplicadas por profissionais de T.I. para a realização de ajustes, adaptações e dimensionamento de recursos.

Por meio de ferramentas como Inteligência Artificial, Big Data, sistemas cibernéticos e robótica , é possível atender e antecipar demandas sazonais e flutuações na produção. Com isso, as empresas se tornam mais ágeis e passam a conseguir prever suas estratégias e mudanças futuras.


Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/negocios/industria-40/beneficios/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. Quais são os benefícios da Indústria 4.0?. Doutor IoT, São Paulo, 29 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/negocios/industria-40/beneficios/>. Acesso em: 29 de set. de 2020.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.