Painel de vendas no Tableau
Dashboards

Para que serve o Tableau?

Famoso entre os profissionais de TI, o Tableau é uma ferramenta de software que permite que seus usuários desenvolvam Dashboards interativos a partir dos dados disponíveis. Para isso, ele permite que os usuários conectem a plataforma a planilhas do Microsoft Excel ou aos mais diversos bancos de dados, como SQL Server, por exemplo.

Uma vez que a conexão é estabelecida, é possível criar soluções de análise e visualização de dados, permitindo que outros usuários façam perguntas e obtenha respostas rápidas a partir dos dados disponíveis na organização. Para agilizar a busca por respostas, a ferramenta utiliza componentes de Inteligência Artificial (IA) conectados à solução de Business Intelligence (BI).

Painel com métricas de vendas no Tableau
É possível conectar o painel do Tableau com o Salesforce. (imagem: reprodução / tableau.com)

O site do IntelliPaat mostra um passo a passo de como desenvolver um bom Dashboard com layout prático e que facilite entendimento dos dados. Confira, clicando aqui.

Como funciona a versão do Tableau online?

O Tableau Online é uma ferramenta de análise de dados em nuvem. Nesta versão, é possível publicar Dashboards e compartilhar os resultados com qualquer pessoa.

Além disso, essa versão tem todos os benefícios de uma solução em nuvem (SaaS): os usuários não precisam se preocupar com a atualização da versão, com a configuração dos servidores ou com o escalonamento da capacidade do hardware, já que a plataforma é totalmente hospedada em rede.

Exemplo de Dashboard feito no Tableau Online. (imagem:reprodução / tableau.com)

Para utilizar esta versão do software, é possível realizar uma avaliação gratuita através do site da própria ferramenta.

Como funciona a versão gratuita do Tableau?

A versão gratuita do Tableau (conhecida também como Tableau Public) é uma ferramenta que pode ser utilizada principalmente de maneira experimental. Ele permite a criação de painéis informativos e interativos para que os usuários possam visualizar linhas de tendências exponenciais e dados geográficos.

Você pode utilizar essa versão clicando aqui.

Exemplos de Dashboards feitos em Tableau

Como forma de inspirar diferentes formatos de visualização de dados, a empresa Tableau criou um blog chamado Viz of the Day, que é atualizado diariamente com infográficos que exibem informações de formas criativas e eficientes.

Com o Tableau Public, as empresas têm a opção de permitir que seus paineis fiquem disponíveis ao público em geral. Segue abaixo um exemplo de Dashboard para monitoramento de estoque:

Outros exemplos:

Existem cursos para a utilização do Tableau?

Existem diversos cursos que ensinam o desenvolvimento e a utilização da plataforma Tableau, alguns deles estão disponíveis no site da Udemy. Os cursos estão disponíveis nos mais variados níveis:


Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/dashboards/tableau/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. Para que serve o Tableau?. Doutor IoT, São Paulo, 30 de nov. de 2021. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/dashboards/tableau/>. Acesso em: 30 de nov. de 2021.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.