Dashboards

Por onde começar um Dashboard no Excel?

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho. Isso porque ele oferece diversas funcionalidades e atalhos, facilitando o desenvolvimentos dos mais variados tipos de planilhas e gráficos. Essas funções permitem que as informações mais importantes de um conjunto de dados sejam apresentadas de maneira facilitada, melhorando a compreensão de quem acessa a apresentação.

Para quem deseja criar dashboards com métricas e indicadores complexos, é possível aproveitar modelos de templates que estejam disponíveis online, por exemplo:

Captura de tela de um dashboard em Excel para acompanhamento de projetos de consultoria

O primeiro passo para isso é decidir qual tipo de dashboard é necessário:  o operacional facilita a operação analista, o tático permite que se tenha acesso rapidamente ao controle das estratégias criadas e o estratégico possibilita o acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas.

O que são dashboards dinâmicos?

Um dashboard dinâmico permite a interatividade dos usuários, e cada um pode alterar o modo de exibição de dados, dentro dos limites permitidos pelos controles. A versatilidade desse modelo permite que cada usuário possa exibir apenas o subconjunto de dados no qual está interessado, usando painéis e seletores.

Captura de tela de um dashboard dinâmico em Excel

Algumas ferramentas do Excel facilitam a criação de um painel dinâmico, por exemplo:

  • Barras de rolagem: ela é indicada nos casos em que há muitas linhas de dados, pois reduz o ícone e aumenta o espaço de trabalho.
  • Caixas de seleção: ela permite a seleção de itens e a atualização do dashboard de forma rápida, com apenas alguns cliques.
  • Lista suspensa: esta ferramenta permite a escolha da informação específica que deseja visualizar ou atualizar.

Existem cursos para a criação de dashboards no Excel?

Diversos cursos para o desenvolvimento de dashboards estão disponíveis online. A plataforma Udemy, por exemplo, oferece cursos para os mais diversos níveis de criação de dashboards no Excel.

Existem cursos disponíveis em três níveis de conhecimento:


Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/dashboards/dashboards-no-excel/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. Por onde começar um Dashboard no Excel?. Doutor IoT, São Paulo, 30 de nov. de 2021. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/dashboards/dashboards-no-excel/>. Acesso em: 30 de nov. de 2021.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.