Cloud computing
Cloud Computing

O que é Cloud Computing?

A Cloud Computing, conhecida também como computação em nuvem, é uma tecnologia que oferece a computação como um serviço por meio do armazenamento de informações. Ela permite o acesso remoto de arquivos (como programas, recursos e documentos, por exemplo) por meio da conectividade com a internet. Dessa maneira, arquivos, bancos de dados e outros programas podem ser facilmente acessados via computador, tablet ou celular.

Na prática, a computação em nuvem é utilizada diariamente por muitos de nós, estando presentes em documentos acessados via Google Docs, em filmes e séries assistidos via Netflix e músicas escutadas no aplicativo Spotify ou no iTunes.

Se de um lado da computação em nuvem estão os usuários que acessam os recursos (arquivos e programas) através da Internet, do outro lado estão os provedores de serviços. Os provedores são empresas especialistas em tecnologia que investem em adquirir, dar manutenção e garantir a segurança de uma grande quantidade de servidores que serão posteriormente alocados aos usuários.

Ou seja, a computação em nuvem é, na verdade, um conjunto de servidores interconectados sob a responsabilidade de uma empresa provedora. Ao salvar um arquivo na nuvem, ele é armazenado em um desses servidores (ou em vários deles). De forma similar, acessar um aplicativo em nuvem significa executar o aplicativo em um conjunto de servidores de outra empresa. Em resumo, a computação em nuvem é terceirização dos trabalhos de armazenamento e processamento de dados.

Quais os modelos que a Cloud Computing oferece?

IaaS, PaaS e SaaS são os modelos de nuvem utilizados atualmente.

O modelo IaaS (Infrastructure as a Service) é uma infraestrutura de servidores acessada através da Internet e que pode ser consumida como um serviço. Seu principal objetivo é tornar o fornecimento de recursos mais fácil e acessível. Nele, a pessoa ou empresa contrata uma capacidade de hardware responsável pelo armazenamento ou processamento de dados.

O modelo PaaS (Platform as a Service) consiste no serviço de hospedagem e implementação de hardware e software, usados para prover aplicações por meio da internet. Esse modelo facilita o uso destas aplicações, fazendo com que não haja necessidade de uma instalação do programa no computador. Esse modelo é ideal para pessoas e empresas que desejam criar, hospedar e gerir aplicativos em nuvem.

O modelo de SaaS (Software as a Service) é uma forma de distribuição e comercialização de softwares. Nele, o provedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema e o usuário acessa o serviço por meio da Internet. Alguns exemplos de uso no dia a dia são: Facebook, Skype, OneDrive, Google Docs e Twitter.

Quais são os benefícios e vantagens da Cloud Computing?

Para empresas, esta tecnologia permite a redução dos investimentos em hardware, já que o armazenamento definitivo dos arquivos e o processamento de grande parte das informações são feitos na nuvem. Além disso, a computação em nuvem traz a garantia de manutenção e atualização dos sistemas. Isso significa uma redução nos investimentos em times especializados em tecnologia, sem a defasagem da tecnologia, uma vez que isso é garantido pelo provedor.

Na prática, essas características trazem a possibilidade de expansão e redução do serviço conforme a necessidade. Por exemplo, durante uma crise, uma empresa pode ter menos dados para processar e optar por reduzir o plano de nuvem sem ter que se desfazer de servidores ou ativos tecnológicos. Da mesma forma, se uma empresa precisa expandir a sua capacidade tecnológica durante uma época específica do ano, isso pode ser facilmente feito com o upgrade do pacote de serviços de nuvem sem a necessidade de adquirir novos servidores que poderiam ficar subutilizados boa parte do tempo.

No caso de aplicativos que funcionam no modelo SaaS, os usuários sempre têm acesso imediato às versões mais seguras e atualizadas dos sistemas em nuvem. Uma vez que os recursos são acessados pela internet, a empresa que desenvolve o aplicativo só precisa manter uma versão atualizada, o que garante a qualidade e reduz o risco de usuários utilizarem versões antigas e inseguras do seu software.


Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/cloud-computing/o-que-e-nuvem/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. O que é Cloud Computing?. Doutor IoT, São Paulo, 1 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/cloud-computing/o-que-e-nuvem/>. Acesso em: 1 de out. de 2020.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.