Definição de 5G
5G e Conectividade

O que é 5G?

O 5G, também conhecido como quinta geração de telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de informações em redes. É a sequência do 1G, 2G, 3G e 4G, com a promessa de trazer uma reviravolta por ampliar e transformar o papel das tecnologias móveis na sociedade com alta velocidade, baixa latência e eficiência.

Qual é a velocidade do 5G?

O 5G deve chegar à velocidade de 20Gbps
O 5G deverá ser até 20 vezes mais rápido.

O 5G irá aumentar as velocidades de download para até 20Gb por segundo, comparado com a velocidade de 1Gb por segundo do 4G. Isso significa que será possível baixar um filme inteiro com qualidade HD em poucos segundos. Com uma boa conexão 4G, um filme com qualidade HD demora uma hora para ser baixado.

A especificação inicial exige que o 5G tenha velocidade de, pelo menos, 20 Gb/s de download e 10 Gb/s de upload em cada estação rádio-base, o que permitiria que filmes em HD e outros arquivos gigantes, por exemplo, sejam baixados em poucos segundos.

Na prática, essa velocidade será compartilhada com todos os dispositivos conectados na mesma banda. Mas, ainda assim, com uma velocidade muito superior ao que vemos nas redes atuais.

Qual é a latência do 5G?

Alta velocidade e baixa latência são diferenciais do 5G
O aumento da velocidade associado à menor latência terá impacto no nosso dia a dia.

As redes 5G prometem ter baixa latência, ou seja, baixo tempo de resposta – evitando assim travamentos indesejados que atrapalham a experiência de aplicativos online. No 5G, os usuários devem ter uma latência máxima de apenas 4 milissegundos, muito menor que os 20 milissegundos do 4G. A especificação do 5G também prevê uma latência de apenas 1 milissegundo para comunicações ultra-confiáveis.

A baixa latência do 5G potencializa aplicações que não seriam possíveis nas redes atuais. Toda essa velocidade e eficiência resultará numa infinidade de aplicações e as redes passarão a suportar uma maior quantidade de dispositivos conectados e a expansão da demanda de Internet das Coisas (Internet of Things).

Quão eficiente é o 5G?

A eficiência do 5G permitirá que muito mais dispositivos se conectem diretamente à Internet.

O 5G não é apenas mais rápido e confiável, mas é também mais eficiente. O 5G irá consumir menos energia nos dispositivos, o que significa mais tempo de bateria. A maior capacidade da rede 5G também significa que a rede será capaz de suportar o rápido aumento de dispositivos conectados, que é um efeito já esperado com a expansão da demanda de Internet das Coisas (IoT).

Qual o impacto do 5G no nosso dia a dia?

O grande aumento em sua velocidade e a baixíssima latência impulsionam esse novo mercado e abrem as portas ao desenvolvimento de uma grande variedade de aplicações  como carros autônomos, cirurgias à distância, conexão de equipamentos (IoT), automação e robótica industrial. Ou seja, uma conexão que vai muito além dos dispositivos móveis e alcança uma nova parcela de conectividade em outros objetos eletrônicos.

Hoje em dia, a tecnologia de telecomunicação móvel não é classificada como uma “Tecnologia de Propósito Geral”. Esse tipo de tecnologia, como a eletricidade, a Internet e a combustão interna transformaram drasticamente tanto o nosso cotidiano como a forma como os negócios são conduzidos. O 5G tem potencial de elevar as comunicações móveis a este patamar, dado o espaço que vem sendo criado para inovação em massa, além das novas indústrias que podem movimentar a economia de certas regiões. O 5G irá evoluir de uma tecnologia que conecta pessoas e informações para uma estrutura que conecta pessoas e máquinas a praticamente tudo.

Qual o impacto do 5G na economia?

O 5G irá desencadear um crescimento econômico sem precedentes. Sua cadeia econômica tem potencial de gerar uma receita que se aproxima dos US$ 3,5 trilhões e até 22 milhões de novos empregos até 2035. Além disso, com o passar dos anos, a quinta geração de telefonia móvel poderá acelerar o crescimento do PIB mundial – com valores que equivalem a adição de um país como a Índia ao mundo.

Com o passar dos anos, o 5G irá acelerar o crescimento do PIB mundial com cerca de US$3 trilhões entre 2020 e 2035. Este aumento de valor é equivalente a adicionar uma economia do tamanho da Índia ao mundo (em valores atuais).

Quando o 5G chegará ao Brasil?

O leilão do 5G no Brasil está previsto para acontecer apenas em 2021. No entanto, nesse meio tempo, uma prévia do sistema chega ao país por meio de uma tecnologia que permite compartilhamento dinâmico de espectro (DSS). Essa técnica implantada no Brasil é chamada de Ericsson Spectrum Sharing (ESS) e utiliza bandas de frequências que já estão em operação comercial compartilhadas com rede existente (4G).

A técnica implementada foi anunciada com a capacidade de oferecer conexões que atingem até 14 megabits por segundo, valores bem superiores ao do padrão atual – isso enquanto o leilão das frequências em 5G não acontecem no mercado brasileiro. A novidade foi anunciada em uma parceria entre a Ericsson e a Claro.

É válido lembrar que, apesar da alta velocidade, a capacidade total da tecnologia 5G só poderá ser utilizada quando as frequências específicas para o sistema forem disponibilizadas para uso. Com isso, será adicionado 3,5 GHz de espectro e a utilização de onda milimétricas. Essa maior capacidade de banda permitirá aplicações mais críticas e que exijam maiores velocidade.


Cite esse conteúdo

Para citar o conteúdo desse artigo em dissertações, manuscritos ou teses, utilize o link direto: https://www.doutoriot.com.br/5g-e-conectividade/o-que-e-5g/

A referência abaixo já está formatada no padrão ABNT:

DIAS, Gabriel Martins. O que é 5G?. Doutor IoT, São Paulo, 17 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.doutoriot.com.br/5g-e-conectividade/o-que-e-5g/>. Acesso em: 17 de nov. de 2020.
Curso online: Arquiteto IoT

Curso online de Arquiteto IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Consultoria de projetos IoT

Consultoria e
projetos IoT

Desenhe soluções completas de loT, conheça os dispositivos, meios de comunicação, análises de dados e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>